PROCESSO PRODUTIVO PARA EXPORTAÇÃO

1

Recebimento e armazenagem de toras

As toras provenientes de reflorestamento chegam até a empresa e são armazenadas de acordo com a classe, diâmetro e idade.

2

Cozimento das toras

Para que as lâminas tenham um padrão uniforme de qualidade, as toras passam pelo cozimento a vapor antes de serem torneadas.

3

Laminação

Ainda quentes, as toras são descascadas e encaminhadas ao torno, onde são transformadas em lâminas. Na sequência são cortadas pela guilhotina e classificadas. São feitos controles de qualidade quanto a uniformidade de espessura e esquadro das lâminas produzidas.

4

Secagem de lâminas

Para assegurar uma boa qualidade de colagem, é necessário retirar parcialmente a umidade das lâminas no secador. No processo de secagem é feito o monitoramento para que todas as lâminas atinjam o percentual de umidade ideal. Após saírem do secador as lâminas devem esfriar antes de serem utilizadas na próxima etapa.

5

Colagem

No setor da colagem é aplicada a cola fenólica WBP (a prova d’água) previamente preparada, seguindo rigorosos padrões no controle da gramatura e viscosidade e na sequência, realizada a montagem do compensado que consiste na sobreposição das lâminas verticais com cola, intercaladas com as lâminas horizontais sem cola.

6

Pré-prensageM

Na pré-prensa as chapas são compactadas a frio o que garante que a cola seja transferida das lâminas com cola para as lâminas que não receberam cola previamente.

7

Prensagem

Nesta etapa as chapas de compensado são carregadas nas prensas onde devem serem feitos os controles de temperatura, pressão e tempo de prensagem de acordo com a medida e espessura do painel. Durante a prensagem a quente é que ocorre a cura da cola, fazendo com que as lâminas finalmente sejam coladas.

8

Esquadro

Esquadrejar a chapa significa cortá-la nas dimensões previamente estabelecidas pelo cliente. Após o corte das bordas são feitas as conferências para certificar-se de que as chapas estão com esquadro dentro da tolerância permitida pelas normas do setor.

9

Emassamento

Aplicação de massa acrílica na superfície do painel para corrigir eventuais nós e trincas de acordo com a classificação da capa solicitada pelo cliente.

10

Calibração

A superfície dos painéis recebe o lixamento e calibragem para que a espessura fique uniforme.

11

Embalagem

As chapas são inspecionadas e classificadas para que estejam de acordo com os padrões exigidos pelos clientes e logo após embaladas.

12

Transporte

O material é entregue nos portos da região sul do país e segue via transporte marítimo até os clientes no exterior.

FALE CONOSCO

Rua Paulista, 266 – Área Industrial

Porto União, SC – Brasil, 89400-000

(42) 3524-2410

FIQUE POR DENTRO